quinta-feira, 22 de julho de 2010

Conheça livros sobre Roberto Carlos, Erasmo e a Jovem Guarda

O especial do Roberto Carlos exibido pela TV Globo já um clássico de fim de ano. Até mesmo aqueles que não gostam tanto do estilo romântico do cantor acabam assistindo pelo menos um pedacinho do programa.

Os fãs mais ardorosos sempre aguardam ansiosamente para saber quem serão os convidados especiais da noite e se o repertório irá incluir alguma novidade.
Já os detalhes da vida e da carreira de Roberto Carlos poucos conhecem. O cantor, conhecido por ser discreto e reservado, proibiu a comercialização de uma biografia não-autorizada sobre ele. No entanto, existem alguns títulos que contam um pouco de sua história.
Veja abaixo algumas obras que a Livraria da Folha selecionou para quem quer saber mais sobre o "rei".
"Roberto Carlos é uma espécie de guaraná. A metáfora de Caetano Veloso, em resposta a um crítico que falara em laranjada, reveste o artista mais popular da música brasileira de um atributo que, embora central em sua vida e obra, lhe tentaram freqüente e indevidamente confiscar: a brasilidade", afirma o jornalista da Folha Oscar Pilagallo. Ele é autor de "Roberto Carlos", volume da série Folha Explica, no qual apresenta a arte, a carreira e os mitos do cantor.

O "ensaio musical-biográfico", como o autor define o título, traça um panorama da vida e da carreira de Roberto Carlos, desde a juventude em Cachoeiro do Itapemirim, quando era apenas um "jovem promissor em formação", passando pela Jovem Guarda, o iê-iê-iê e pelos anos 70, marcados pela inspiração e pelas baladas românticas. Há ainda uma espécie de "roteiro", em que o autor separa os estilos --rock, soul, românticas-- e elenca os artistas que já regravaram suas composições, como Maria Bethânia, Titãs, Skank, o próprio Caetano Veloso, Gal Costa e Ná Ozzetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOMENTOS DO REI