quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Beija-Flor: Roberto Carlos não estará na final de samba-enredo

Rio - A assessoria de imprensa da Beija-Flor informou nesta segunda-feira que o cantor Roberto Carlos não estará na final de samba-enredo, que acontecerá neste quinta-feira. O motivo da ausência não foi revelado. O enredo da agremiação de Nilópolis é "A simplicidade de um rei", uma homenagem ao cantor. Três sambas estão na finalíssima.

Robertos’ da Beija-Flor ensaiam festa de arromba

‘Súditos’ que dividem o nome de batismo com o Rei vão desfilar pela Azul e Branca

Rio - Eles não escondem a ansiedade e muito menos o prazer, claro, de participar da ‘festa de arromba’ que a Beija-Flor promete fazer na Marquês de Sapucaí em homenagem ao Rei Roberto Carlos. São meros súditos, é verdade. Mas um detalhe tão pequeno — são só sete letras — faz deles um grupo especial. Afinal, dividem com ‘Sua Majestade’ o nome, ou parte dele, de batismo. São os Robertos da Beija-Flor. Na quinta-feira, final da disputa do samba, o próprio cantor é esperado na quadra da escola. Esta semana, outras nove agremiações escolhem seu hino para 2011.

Os ‘Robertos’ da escola de Nilópolis (da esq. à dir.): Roberto de Mello Ferreira, Paulo Roberto Justino Fernandes, o sósia do Rei Sidney de Carvalho Ribeiro, Fabio Roberto Barcelos, Carlos Roberto Dantas e Carlos Roberto Rodrigues

Tem Paulo Roberto, Carlos Roberto, Roberto, Fábio Roberto... Um contingente que promete crescer até o dia do desfile. “Quem não quer fazer parte daquele ‘um milhão de amigos’ do Rei, ainda mais se chamando Roberto?”, questiona Roberto de Mello Ferreira, 55 anos, 25 de escola.

Ao longo dos anos, o sambista confessa, lançou mão várias vezes das músicas do Rei para conquistar uma ‘amada amante’. “Usei em muitas cartinhas para namoradas a frase ‘como é grande o meu amor por você’”, recorda.
Enquanto o desfile não chega, Carlos Roberto de Oliveira Dantas, 47 anos, 13 de agremiação, se mobiliza para acompanhar a escolha da canção que deve despertar ‘emoções’ na Avenida. “Faço aniversário dia 14, o dia da escolha do samba. Será uma festa dupla para mim. E que vença o melhor para a gente desfilar com meu xará”, torce o diretor da ala ‘As Guerreiras’.
Outro que sonha em viver ‘um momento lindo’ é Paulo Roberto Justino Fernandes, 45 anos, 20 deles na família Beija-Flor”: “Sou fã do Roberto há muito tempo. Vi todos aqueles filmes com ele. Adorei o ‘Diamante cor-de-rosa’. Vai ser sensacional estar no desfile. Estou mobilizado”.

Fábio Roberto dos Santos, 37, componente de ala há 4 anos, acredita que a escola fará um desfile memorável ao lado do Rei. “Não tem como ser diferente. Quem não gosta do Roberto, da música dele? E vou estar lá, farei parte dessa cena”, comenta.
Carlos Roberto Rodrigues, 39 anos e 11 de Beija-Flor, é apaixonado por ‘Detalhes’. “Coloquei muito essa música para uma paquera minha ouvir na casa da minha mãe. Lá tinha vinil. Aliás, naquele tempo, o disco do Roberto era presente de Natal certo. Era disco do Rei ou das escolas de samba. Agora, teremos os dois, o Roberto e o samba!”, observa o diretor de ala.

Sósia popular em Nilópolis

Ele bem que gostaria de se chamar Roberto. Mas, se os pais lhe deram o nome de Sidnei Davis Carvalho, quis o destino que ele tivesse semelhança com um deles. Aos 54 anos, o mergulhador aposentado é só orgulho ao andar pela quadra de Nilópolis. E não é para menos. Sósia do Rei, ele está perto de realizar o sonho de desfilar na Beija-Flor e, quem sabe, ficar pertinho do ídolo.
“Me acham parecido com ele. E eu curto isso. Vou tentar tirar uma foto com o Roberto no desfile. Imagina que emoção...”, planeja Sidnei, colecionador de discos do cantor. Morador de Nilópolis, onde anda cada dia mais popular, o aposentado não faz cover de Roberto, mas dá suas ‘cacetadas’ no karaokê. É isso aí, bicho!
Na próxima quarta-feira, dia 13, a partir de 20h30, a Beija-Flor promove, na quadra da escola, a audição das três obras, que serão avaliadas pelos desfilantes. Assim como em anos anteriores, a comunidade vai escolher, através de votação, o samba que gostaria que fosse cantado no desfile. Laíla, diretor de carnaval, explica que a escolha da comunidade é importante, mas que nem sempre o samba escolhido por quem desfila é o vencedor da disputa.
O coreógrafo Carlinhos de Jesus, que estreará no comando da comissão de frente da Beija-Flor no ano que vem, integrou a comissão julgadora que definiu os sambas finalistas. O samba para o enredo intitulado “A Simplicidade do Rei” será escolhido na próxima quinta-feira, dia 14, a partir de 22h. A quadra da azul e branco fica na rua Pracinha Wallace Paes Leme, 1.025, no Centro de Nilópolis.



Martinha é atração da Noite da Seresta Especial

A Concha Acústica Família Espíndola, localizada na Praça do Rádio Clube volta a receber uma atração nacional na edição de outubro da Noite da Seresta Especial. Na próxima sexta-feira (15), a partir das 19h30 a cantora Martinha irá abrilhantar a noite aberta por seresteiros locais.
O evento, promovido pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac) tem entrada gratuita e é aberto ao público.

A cantora e compositora Martha Vieira Figueiredo Cunha, conhecida como Martinha, nasceu em Belo Horizonte e ganhou destaque na época da Jovem Guarda, quando foi apelidada de "Queijinho de Minas" pelo rei Roberto Carlos. Seu grande sucesso foi “Eu daria a minha vida”, gravada em 1968, que se tornou ainda mais conhecido após ser gravado por vários cantores, entre eles Roberto Carlos.

MOMENTOS DO REI