quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Roberto Carlos visita igreja no Rio de Janeiro

Roberto Carlos fez um passeio especial na noite de terça-feira (13). O Rei da música reservou um horário na agenda para visitar a igreja de Santa Luzia, no centro do Rio de Janeiro. Ao deixar o local, o cantor encarou com bom humor o assédio dos vários fotógrafos que registravam o momento e acenou para as câmeras.

Mais tarde, o Rei atendeu a um fã que foi até ele pedir para tirar fotos. Atualmente, Roberto pode ser visto frequentemente na telinha da Globo, já que é a grande estrela da vinheta de Fim de Ano da emissora.

Metrô estende horário de funcionamento para os shows do Roberto Carlos

Para atender ao público que irá acompanhar o show do cantor Roberto Carlos, que se apresenta nos próximos dias 16 e 17 de dezembro, no Maracanãzinho, o MetrôRio preparou um esquema especial de transporte, com extensão do horário dCom o início do show às 21h e previsão de término à meia-noite, o MetrôRio estará aberto para embarque na estação Maracanã até 1h da manhã para atender aos usuários
e funcionamento e reforço de funcionários
Todas as demais estações estarão abertas exclusivamente para desembarque. Para que todos tenham mais comodidade, o MetrôRio disponibilizará um reforço nas equipes de segurança e na bilheteria



Ovacionado, Roberto Carlos conquista as fãs no Rio

Roberto fez sua segunda apresentação consecutiva no Rio (apresentação de quinta-feira)

O cantor mais famoso do Brasil provou estar em ótima forma durante show no Citibank Hall, no Rio de Janeiro, na noite dessa sexta-feira. Roberto Carlos cantou por cerca de duas horas os seus diversos sucessos da longa carreira para felicidade da plateia, composta em sua maioria por casais de idosos e mulheres de meia idade

O rei, como é conhecido, apareceu no palco pela primeira vez com 45 minutos de atraso. Ao som de É Preciso Saber Viver Roberto Carlos ouviu de algumas fãs gritos de "lindo!". Quando a orquestra comandada pelo maestro Eduardo Lages parou de tocar a primeira canção, mais berros de "lindo!" foram ouvidos.

Como já é de praxe, Roberto vestia roupas de tom claro, um terno branco. A música Emoções tocou o coração das senhoras mais sentimentais. Na primeira parte da apresentação, o cantor conversou com o seu público fiel. "Que prazer ver vocês aqui mais uma vez no Rio de Janeiro. Obrigado pelo carinho de vocês desde que eu nasci. E olha que isso faz bastante tempo. Gostaria de dizer muitas coisas no início do show, mas o meu negócio é cantar", descontraiu Roberto.
Sempre muito aplaudido após cada canção, o rei se curvava em agradecimento pelo carinho. Durante a música Além do Horizonte, ele foi acompanhado em coro pelos fãs, assim como em outras canções. Para cantar Detalhes, Roberto Carlos exibiu seu charme sentado em um banco e tocando violão.
Outro momento de grande emoção no show aconteceu quando ele cantou Lady Laura, uma homenagem sua à mãe, que faleceu no ano passado. "Quando eu fiz esta canção, fiz com muita alegria. Hoje a canto com mais alegria ainda", disse.
Antes de relembrar a música Proposta ("eu te proponho nós no amarmos, nos entregarmos"), o rei revelou como surgiu a ideia de compor a canção. "Certo dia, eu me perguntei: 'cara, o que está faltando falar nas canções de amor que eu escrevo?' Percebi que faltava sexo. Mas como falar de sexo? Pensei: 'vou ficar falado na minha rua, no meu prédio...' Mas não existe coisa melhor do que sexo com amor. Em segundo lugar, sexo. E em terceiro lugar, sorvete", afirmou.
Quando o show começava a se aproximar do fim, Roberto Carlos fez questão de apresentar cada músico integrante da banda que o acompanha. Segundo ele, alguns estão no grupo "desde o fim da Jovem Guarda". Em seguida abriu espaço para as músicas que cantava com Erasmo Carlos e Vanderléia, como É Proibido Fumar, Namoradinha de um Amigo Meu, entre outras.


Uma imensa fila de mulheres afoitas por uma rosa beijada por Roberto Carlos foi formada na casa de shows em Emoções. O tumulto atrapalhou a visão de quem estava sentado na parte de trás. Mas o momento que já virou tradição nos shows do cantor só aconteceu após os acordes de Jesus Cristo, a última música da apresentação. "Obrigado por tudo. Eu amo vocês", finalizou Roberto, antes de distribuir dezenas de flores vermelha e branca.
Fã do rei, Thaís Dias, psicóloga, 23 anos, conseguiu pegar uma das flores jogadas por Roberto. "É muita emoção pegar uma flor jogada por ele. Não esperava por isso, pois tinha muita gente tentando. Levei até tapa, mas valeu a pena", afirmou.
A professora aposentada Maria Lúcia Castro, 61 anos, que adora a música Detalhes, elogiou a técnica do show. "Eu gosto muito dele. Todos os shows do Roberto são um espetáculo. Adorei os jogos de luzes do palco. Já peguei a flor em outra ocasião. Hoje não quis tentar porque tinha muita gente lá na frente", disse Maria Lúcia

 
A AMADA AMANTE DE ROBERTO CARLOS
Amada, amante foi lançada em 1971, mas composta durante os anos em que Roberto Carlos vivia um imbróglio para conseguir oficializar seu casamento. Num tempo marcado por guerras, guerrilhas e violência urbana, Roberto Carlos não se conformava com o fato de não poder oficializar o amor que sentia por sua

mulher. E a letra de Amada amante fala exatamente disso:
"Esse amor sem preconceito/ sem saber o que é direito/ faz as suas próprias leis", diz Roberto Carlos, exaltando a subversão das leis que regem o matrimônio
A canção incomodou e, num primeiro momento, foi proibida pela censura. "Esse é um troço que deixa a gente triste, sem entender. A gente imagina uma coisa, trabalha em cima, sua para concluir a música aí vêm os caras e metem a tesoura, censuram, proíbem, desrespeitam o seu trabalho. Não deveria existir censura nenhuma", protestou na época Erasmo Carlos

Em Amada amante, ele e Roberto foram mais ousados na abordagem do tema amoroso e pela primeira vez em sua obra usaram a palavra "amor" no sentido de sexo, no verso: "Que manteve acesa a chama/ que não se apagou na cama/ depois que o amor se fez". E foi exata-mente essa referência mais direta à relação sexual o que provocou a interdição da música.


O departamento jurídico da CBS entrou com recurso no órgão de Censura Federal em Brasília e este condicionou a liberação de Amada amante à modificação do trecho que trazia a palavra "cama". Roberto e Erasmo criaram então um novo verso: "que manteve acesa a chama/ da verdade de quem ama/ antes e depois do amor" - que ficou até melhor do que o original. Um outro verso - "e você amada amante/ faz da vida um instante/ ser demais para nós dois" - era uma referência ao fato de Roberto Carlos permanecer pouco tempo em casa para curtir seu amor, mas cabe também como uma luva para o homem casado que não pode ficar todo o tempo com a amante.

No início dos anos 40, a censura do governo de Getúlio Vargas proibiu o uso da palavra "amante" na música popular. Qualquer samba ou marcha carnavalesca que usasse essa expressão era vetada. Na época, a imprensa era advertida até mesmo quando fazia referência a um "amante da arte".

Por força do hábito, mesmo depois do fim da ditadura Vargas os compositores continuaram evitando essa palavra. Vinícius de Moraes esteve perto de usá-la em Minha namorada, parceria com Carlos Lyra. "E
se mais do que minha namorada/ você quer ser minha amada/ mas amada pra valer/ aquela amada pelo amor pre- destinada...". Ou seja, amada, mas não amante. Assim, essa palavra continuou de fora de nossa
música popular até o lançamento da canção de Roberto Carlos.
E, como se estivesse mesmo presa na garganta do povo brasileiro, ela ganhou as ruas no rastro do sucesso de Amada amante, em plena ditadura do governo Medici. O próprio Roberto Carlos ficou surpreso com a grande repercussão de sua música, tanto no Brasil como em toda a América Latina.


Amada, Amante
(Roberto Carlos / Erasmo Carlos)

Esse amor demais antigo
amor demais amigo
que de tanto amor viveu
que manteve acesa a chama
da verdade de quem ama
antes e depois do amor
e você amada amante
faz da vida um instante
ser demais para nós dois
esse amor sem preconceito
sem saber o que é direito
faz a suas próprias leis
que flutua no meu leito
que explode no meu peito
e supera o que já fez
neste mundo desamante
só você amada amante
faz o mundo de nós dois
amada amante

MOMENTOS DO REI