domingo, 4 de setembro de 2011

Roberto Carlos ensaia canções em hebraico para show em Jerusalém



O show que Roberto Carlos fará em Jerusalém na semana que vem terá músicas em diversas línguas. Além do português, haverá canções em inglês, italiano e espanhol. E, talvez, também em hebraico. "Estamos ensaiando", revelou o cantor em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira. No entanto, isso só vai acontecer se ele estiver totalmente seguro de se sair bem na língua. "Não quero cantar olhando no teleprompter", riu. Também não faltarão no show canções de temática religiosa. "Jesus Cristo" e "A Montanha", por exemplo, são presença certa. Já "Nossa Senhora" ficará de fora. "Vou cantar 'Ave Maria' no lugar", explicou. "Quero que Tudo Vá para o Inferno", que Roberto não interpreta há décadas por conta da carga negativa da palavra 'inferno', também não entrará. "Ainda não estou pronto para voltar a cantar essa música. Mas em breve estarei", revelou.



O show do Rei em Jerusalém acontece no dia 07 de setembro, num espaço chamado Brechat

Hasultan (em português, Piscina do Sultão), localizado ao lado da muralha da Cidade Velha. A apresentação será filmada pelo diretor Jayme Monjardim e vai virar um especial que será exibido na TV Globo no dia 10. Além das imagens da apresentação, o programa terá cenas do cantor visitando vários pontos de Jerusalém.

Não é a primeira vez que Roberto Carlos grava na cidade. Em 1968, cenas de "O Diamante Cor-de-Rosa", longa estrelado por ele ao lado de Erasmo Carlos e Wanderléa, foram filmadas em Jerusalém. "Na época, mal tive tempo de conhecer a cidade. Foram apenas quatro dias, e as filmagens levavam o dia inteiro", lembra. Dessa vez, ele quer aproveitar para conhecer locais como o Muro das Lamentações e a Igreja do Santo Sepulcro.
Por enquanto, ainda não deu tempo. Roberto Carlos chegou a Jerusalém na quarta-feira e, cansado por causa das 14 horas de voo, ficou no hotel. Na manhã dessa quinta, ele teve um compromisso oficial: encontrou o presidente de Israel, Shimon Peres. O cantor confessa que estava nervoso ("Não podia deixar de estar, afinal o homem é um Nobel da Paz"), mas o encontro foi descontraído. Tanto que Roberto até cantou um trecho de "Emoções" para Peres.

Na entrevista, Roberto ainda fez alguns comentários sobre sua vida pessoal. Reconheceu que o
último ano foi bastante difícil, por causa da morte de sua mãe e de sua enteada. "É tudo muito sofrido. Mas a gente tem que seguir adiante", afirmou. Quando perguntado se aproveitaria a passagem pela Terra Santa para pedir um novo amor, ele se esquivou. "Não pensei nisso", disse. Mas depois declarou que seu coração "está aberto
A conversa terminou com algumas observações sobre o governo Dilma Roussef. O cantor fez uma avaliação positiva da presidenta. "Ela está indo bem. Mas ainda tem que lutar muito, tem que ser muito forte."

Roberto Carlos visita Muro das Lamentações

O fim de semana tem sido de muitas emoções para Roberto Carlos

Neste domingo, dia 4, o cantor visitou o Muro das Lamentações em Jerusalém, Israel, depois de passar pelo Getsêmani, Jardim das Oliveiras, no sábado, dia 3. Neste local, Jesus se encaminhou com os discípulos após a última ceia e ali passou a noite onde foi preso pelos guardas romanos.

Saindo do Muro das Lamentações, o artista foi recepcionado pelo Rabino Shmuel Rabinovich, a mais importante autoridade judaica da Cidade Velha, responsável por quase todos os lugares sagrados de Israel
O Rabino agradeceu a presença do cantor e lhe deu uma benção dizendo que esperava que todas as suas graças fossem atendidas. Mas, segundo o site oficial do Rei, o que levou Roberto Carlos a encher os olhos de lágrimas foi ouvir que “poucas pessoas têm o dom de cantar, e quem tem o dom de cantar tem uma alma muito forte e com isso a sua voz pode alcançar os mundos mais próximos de Deus.

 

O Rei se apresentará na próxima quarta-feira, dia 7, para cinco mil pessoas no anfiteatro aberto Brechat Hasultan (Piscina do Sultão, em português), localizado ao lado da muralha da Cidade Velha.

O show será filmado com câmeras 3D e poderá, inclusive, chegar aos cinemas até o fim do ano. A previsão é de que ele cante em português, espanhol, italiano e, possivelmente, em hebraico.

MOMENTOS DO REI