domingo, 3 de julho de 2011

ALMANAQUE: 70 anos do Rei Roberto Carlos

Na terça-feira (19), Roberto Carlos completa 70 anos. QUEM relembra os principais momentos da vida pessoal e da carreira do Rei




A VIDA, OS AMORES, OS FILHOS

                                                                            Zunga


Roberto Carlos Braga nasceu em 19 de abril de 1941, às 5h, pesando 2,25 quilos e medindo 42 centímetros. O parto foi na casa da família, na Praça Dr. Luiz Tinoco, 33, em Cachoeiro de Itapemirim (ES). O caçula do relojoeiro Robertino Braga e da costureira Laura Moreira Braga foi apelidado de Zunga e tinha três irmãos: Lauro, Norma e Carlos Alberto. Na infância, Roberto passava horas ouvindo rádio.
Primeiros acordes


Ainda menino, Roberto começou a estudar piano no Conservatório de Música de Cachoeiro de Itapemirim. Na época, também começou a ter aulas de violão, depois de aprender os primeiros acordes com a mãe, Laura. Foi ela também quem deu o primeiro violão para o filho. Aos 9 anos, Roberto fez as primeiras apresentações como cantor na rádio ZYL-9, de Cachoeiro de Itapemirim, no programa matinal infantil de Jair Teixeira. A estreia foi com o bolero Amor y Más Amor, sucesso de Fernando Borel.
                                                                Amor de mãe


Uma das figuras mais importantes na vida de Roberto Carlos foi sua mãe, Laura. Ela foi fundamental na infância do filho, especialmente depois que ele perdeu parte da perna direita, aos 6 anos, no dia da festa de São Pedro, padroeiro da cidade, atropelado por uma locomotiva a vapor. Ele usou muletas até os 15 anos. Depois disso, colocou sua primeira prótese. Na música O Divã, Roberto conta um pouco do trauma: “Me lembro bem da festa, o apito, e na multidão um grito, o sangue no linho branco, a paz de quem carregava nos seus braços quem chorava”. Na pré-adolescência, Laura não só incentivava o filho a seguir o caminho da música como o arrumava com roupas feitas por ela mesma para as apresentações nas rádios e festinhas. Nos anos 70, ela ficou eternizada nos versos de Lady Laura, composição de Roberto e Erasmo Carlos: “Tenho às vezes vontade de ser novamente um menino/E na hora do meu desespero gritar por você”. Ela morreu em 17 de abril do ano passado, aos 96 anos
Nice Rossi


Cleonice Rossi, a Nice, foi a primeira mulher de Roberto. Os dois, que ficaram casados por dez anos, oficializaram a união em 1968, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, já que ela era desquitada e a lei do Brasil ainda não permitia o segundo casamento. A união foi um escândalo. Ela já era mãe de Ana Paula, que Roberto assumiu como filha. Depois, viria Roberto Carlos Segundo, o Segundinho ou Dudu Braga, nascido em 1969 e que aparece na foto acima com os pais e a irmã Ana Paula. Luciana Braga, a caçula, nasceu em 1971. Rafael Carlos Torres Braga, que nasceu em 1965, completou a família ao ser assumido como filho por Roberto em 1991. Ele é fruto de um relacionamento do cantor com Maria Lucila Torres, uma fã mineira. Os dois tiveram um rápido romance em dezembro de 1964, quando Roberto foi a Belo Horizonte fazer um show e ficou hospedado no mesmo hotel de Maria Lucila.
Myrian Rios


Roberto conheceu Myrian Rios em 1979, num voo da ponte aérea Rio-São Paulo. Pouco tempo depois, ela foi acordada por um telefonema do Rei, propondo um encontro. Ela achou que era um trote, até ser convencida, pela famosa gargalhada, de que era ele mesmo do outro lado da linha. Rapidamente, os dois passaram a namorar e foram morar juntos. O relacionamento durou 11 anos. Em 1985, Roberto escreveu a música A Atriz. Na letra, fala do ciúme que sentia ao ver Myrian contracenando com o ator Paulo Castelli na primeira versão de Ti-ti-ti.
Maria Rita


Roberto Carlos foi apresentado a Maria Rita Simões em 1977 pela filha Ana Paula. Na época, as duas estudavam no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, e ela tinha 16 anos. Eles se reencontraram anos mais tarde e foram morar juntos no apartamento dele, na Urca, no Rio de Janeiro, em 1992. Oficializaram a união em 1996. Em 1998, foi diagnosticado um câncer raro na região pélvica de Maria Rita, que morreu um ano depois. Roberto ficou recluso durante 11 meses. Voltou a se apresentar no Recife, em um show marcado por crises de choro e emoção. Roberto fez para ela músicas como Amor Sem Limite e todo um disco, Pra Sempre, de 2003
 
 
                                                                             CARREIRA
 

                              o inicio                                               

  
Com a mudança para o Rio de Janeiro, ao lado da família, nos anos 50, Roberto trabalhou como datilógrafo do Ministério da Fazenda até começar a cantar com os Sputnicks, sua primeira banda, que tinha Tim Maia, Erasmo Carlos e Jorge Ben na formação original. A banda, que não durou muito, apresentou-se no programa Clube do Rock, de Carlos Imperial (foto), na TV Tupi Rio. Em carreira solo, Roberto gravou um compacto no final da década de 50, abrindo caminho para lançar seu primeiro LP, Louco por Você, o único disco da carreira do cantor que nunca foi relançado em CD. Raridade, o vinil hoje é vendido por um preço alto, chegando a custar até 8 mil reais em sebos especializados.


                                           
anos 60

É uma brasa, mora


Ao lado do parceiro Erasmo Carlos e de Wanderléa, Roberto Carlos estreia o programa Jovem Guarda, em 1965, na TV Record. Eles viraram ídolos juvenis e lançavam moda. Vendiam bonecos e roupas e influenciavam até nas gírias, como o popular bordão “É uma brasa, mora”. Em 1968, Roberto ganhou o Festival de San Remo, na Itália, com Canzone per Te. Logo depois, chegaria ao fim o programa Jovem Guarda.
 
 
                                                                   Anos 70
 



                                                        O romantismo do rei


Com um estilo mais próximo ao dos hippies, com direito a camisas coladas e calças boca de sino, Roberto tornou-se um cantor romântico. São dessa época canções marcantes como Detalhes, Os Seus Botões, Cavalgada e Café da Manhã. Em 1978, estreou um de seus shows mais marcantes. Sem título, a apresentação ficou conhecida como “o show do palhaço”, já que o cantor, de costas para o público, se transformava: colocava peruca, nariz e maquiagem de palhaço para interpretar a canção O Show Já Terminou.



                                                                  Anos 80



                                                         Sucesso internacional


O sucesso internacional de Roberto Carlos, com direito a músicas regravadas por artistas internacionais e turnês no exterior, firmou-se nos anos 80. Em 1981, o lendário cantor americano Frank Sinatra fez questão de conhecer Roberto. Quando enfim se encontraram, em São Paulo, Sinatra deu um beijo no rosto de Roberto, que estava com a então mulher Myrian Rios. “Sempre quis conhecê-lo”, disse o americano. “Pois saiba que sempre fui seu fã”, disse Roberto.


                                                                        Anos 90



                                                                  Religiosidade


Nos anos 90, Roberto faz mais músicas ligadas à espiritualidade e à religiosidade. São da época canções como Nossa Senhora e O Terço. Ao lado da mulher, Maria Rita, o cantor cumprimentou o papa João Paulo II durante sua visita ao Brasil, em 1997. No encontro, cantou para ele a música Nossa Senhora. Na época, aumentaram as notícias sobre as manias e superstições do cantor, que deixou de falar palavras como “mal”, “morrer” ou “inferno”. Ele também não usa a cor marrom de jeito nenhum.



                                                                 Anos 2000



                                                                       Celebração


A década de 2000 foi marcada pela revelação de Roberto Carlos de que suas superstições se transformaram em doença. Em 2004, ele contou sofrer de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), doença psiquiátrica que pode se manifestar na forma de manias inexplicáveis. A partir de 2009, fez uma turnê e recebeu uma série de homenagens pelos seus 50 anos de carreira. Entre os eventos, o encontro com cantoras brasileiras no show Elas Cantam Roberto (foto), em 26 de maio, no Teatro Municipal de São Paulo.

Roberto Carlos vai a pizzaria com amigos

Roberto Carlos foi a uma pizzaria em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na noite deste sábado (2), acompanhado de amigos. De roupa jeans azul clara, ele comeu e depois, simpático, cumprimentou fãs que o aguardavam do lado de fora do restaurante.


Roberto Carlos janta em pizzaria


Na mesma noite, antes do programa entre amigos, Roberto participou do show em comemoração aos 50 anos de carreira de Erasmo Carlos, no Theatro Municipal, no Centro da cidade.


Erasmo Carlos divide palco com Roberto Carlos em gravação de DVD


Obrigado por você ser meu irmão”, disse o Rei da música para o amigo


Erasmo Carlos levou o público ao delírio durante o show que comemorou os 50 anos de carreira e os 70 anos de vida - que serão completados na terça-feira (5). Na presença de vários famosos como Lilia Cabral e Fernanda Torres, o cantor dividiu o palco com Roberto Carlos e Marisa Monte e relembrou momentos marcantes de sua trajetória ao interpretar várias canções de sucesso.

Já no início do show e gravação de DVD, na noite de sábado (2), no Theatro Municipal, Rio de Janeiro, Erasmo cantou as músicas “Sou uma Criança, Não Entendo Nada”, “Mesmo que Seja Eu”, “Superstar”, “Mulher”, “Chuva Ácida” e “Negro Gato”. Emocionado com o momento, Erasmo afirmou para a plateia: “Nunca antes na história deste país vocês viram um compositor tão feliz no palco”.



Procurando agradar a multidão de fãs presente, o músico brincou fazendo referências a outros artistas para anunciar que cantaria um grande sucesso. “Se Mick Jagger não canta ‘Satisfaction’, todo mundo fica triste. Se Roberto Carlos não canta ‘Detlahes’ todo mundo fica triste. Então, não quero ninguém triste hoje”, disse antes de soltar a voz com “Gantinha Manhosa”.



Homenagem a Roberto


Durante a gravação do DVD, Erasmo não deixou de prestar uma homenagem ao amigo e Rei da música, Roberto Carlos. Para tanto, ele interpretou trechos de algumas canções que os dois compuseram juntos.
“Todo mundo faz festa pra o Roberto [que comemorou 50 anos de carreira em 2010], mas eu não. Então, eu fiquei pensando como eu poderia homenageá-lo. Então, compilei músicas de frases românticas que a gente fez e fiz uma só”, disse. Em seguida, Erasmo cantou trechos de “Cavalga”, “Proposta”, “Detalhes” e “Como É Grande Meu Amor Por Você”.

Brincalhão, o músico desejou que as pessoas comentassem sobre a homenagem ao Rei, como se o mesmo não fosse aparecer no show. “Eu espero que alguém conte para ele essa homenagem que eu fiz”, disse. Em seguida, Erasmo anunciou, com bom humor, a aparição de Roberto no palco. “Bom, ele só não ouviu a homenagem, como ele veio dar um abraço. Avisaram ele por e-mail. Essa coisa de e-mail é muito rápida. Ele já soube a homenagem e já veio para dar um abraço.”

Após ser cumprimentado por Roberto, Erasmo brincou ao comentar o clássico look usado pelo amigo. “Poxa você veio com blazer branco e camisa azul”, disse. Em seguida, o Rei explicou o motivo. “Mania de roupa velha é um TOC [Transtorno Obsessivo Compulsivo]. Uma vez, em um show em Belo Horizonte, me disseram que minha roupa estava velha. Mas eu falei que as roupas são como meus amigos. Eu quero estar com eles nos melhores momentos
Roberto avisou o público que não veio apenas para cumprimentar a estrela da noite. “Eu não vim só para dar um abraço para Erasmo. Vim para cantar. A gente vai cantar umas das nossas primeiras composições”, disse ele antes de ambos embalarem o público com “Parei na Contramão”, “É Preciso Saber Viver” e “Eu Sou Terrível”. Feliz com o show, Roberto se declarou a Erasmo: ”Obrigado por você ser meu irmão”.

O Theatro Municipal lotou durante a apresentação. A venda dos ingressos será revertida para a ONG Rio Solidário.

Wanderléa, Erasmo Carlos e outros famosos falam sobre homenagem a Roberto Carlos

Vários famosos desfilaram pela Beija-Flor, encerrando a segunda noite de desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. A agremiação homenageou Roberto Carlos na Marquês de Sapucaí.

Wanderléa disse que veio com uma roupa dos tempos da Jovem Guarda. “Eu usava na época, tirei do baú mesmo. Graças a Deus o céu deu uma trégua. Depois do Maracanã, agora é emoção”, disse a cantora, referindo-se ao show do Rei, no ano passado.

Todo mundo está muito empolgado e emocionado, é uma responsabilidade grande entrar na avenida para conquistar esse título, homenageando o Roberto, que é um grande brasileiro e fez tanto pela música e por esse país”, comentou o ex-jogador Zico.

Tom Cavalcante também aprovou. “Achei acima de tudo uma homenagem muito bem sacada, contando em quadrinhos a vida do Roberto. Passei o dia descansando, ontem estive no Camarote. Hoje é meu aniversário, e ser capitão desse navio é muito bacana. Estou muito tranquilo, só acho desgastante o horário”.


Alcione também marcou presença. “Hoje é um dia especial. Foi um convite do Roberto. Nunca desfilei pela Beija-Flor, adoro esse povo, sempre foram gentis comigo. Muitas coisas me levam a desfilar além desses motivos. Estou ansiosa, não desfilo em carros há tempos, tenho que me comportar e fazer direito”, contou a cantora. “A emoção é tão grande quanto a dele. É um momento único, estou feliz demais”, completou Xororó.


Roberto Carlos: "A gente sempre está amando


Roberto Carlos reuniu a imprensa nesta quinta-feira (16) para o lançamento de seu empreendimento, o conjunto Horizonte JK Home & Offices, em São Paulo. Depois da apresentação dos sócios da Emoções Incorporadora, o Rei foi convidado ao palco.

Em seu discurso, ele revelou que este era um dos seus sonhos. "Quando eu era pequeno, meu sonho era ser caminhoneiro, cantor, engenheiro ou arquiteto. Sempre gostei dessas coisas artísticas. Hoje, realizo um grande sonho e o edifício ainda vai ter o nome da minha música."

Depois de uma pequena pausa, Roberto recebeu a chave de um dos apartamentos. "Este momento é muito importante, ela (a chave) é minha. Eu comprei de mim mesmo", brincou. Mas ele ainda não escolheu seu andar. "O meu apartamento não é o da cobertura. Estou pensando em um residencial. Ainda não decidi se é o 33º ou 34º", contou.
O cantor e agora, empresário, falou sobre a superstição que tem com o número 13. "Nos Estados Unidos não tem 13º andar, do 12º já pula para o 14º. Quem não tem esse problema de comprar no 13º, compra. Mas vou continuar tentando mudar isso com o [Gilberto] Kassab", afirmou.
Em seguida, Roberto Carlos fez o brinde com os sócios e deu um show no palco. O Rei interpretou dois sucessos de sua carreira: "Além do Horizonte" e "Emoções". Ao término da apresentação, foi conhecer as maquetes do empreendimento, que será o primeiro de uma série de construções de qualidade em vários Estados do País.

O condomínio fica na Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Itaim, e conta com 40 andares, sendo que são 266 apartamentos residenciais e 40, comerciais.

Paixão pelo Escort


Apesar da vontade de ter uma corvette, o Rei ainda mantém seu Escort preto." É muito engraçado porque eu entreguei a corvette para o Tom e saí no Escortinho 93", contou. Simpático, o cantor falou sobre a paixão que tem por seu carro. "Meu carro é lindo, uma limusine, novinho, novinho, perfeito e maravilhoso", elogiou bem humorado. "Tô com ele desde 94. É uma paixão que eu tenho por esse carro. Ele faz parte da minha vida. Acho que faz parte meu TOC (Transtorno Obssessivo Compulsivo)", brincou.


                                                               Vida pessoal e saúde


No quesito saúde e jovialidade, o Rei contou que está em dia com os exercícios físicos. "Faço tudo que eu posso, ginástica, musculação. Só sou sem regra para dormir. Durmo tarde, mas sempre durmo bem", disse. Questionado se estaria amando, Roberto respondeu: "A gente sempre está amando."

Carreira

Roberto Carlos fará um show em Jerusalém ainda neste mês. Ele explicou que vai se apresentar na cidade israelene, pois teve uma experiência maravilhosa em sua última visita. "Estive filmando 'Diamante cor-de-rosa' e foi muito lindo. Meu empresário teve a ideia de fazer o show lá e não tive como recusar", contou. "Cantar lá é um sonho, espero conseguir cantar o show todo e não chorar."
Neste ano, Erasmo Carlos completa 70 anos de carreira e o Roberto já confirmou que vai participar do show de comemoração. "Vou cantar no show do meu irmão. Estamos conversando sobre o que vamos fazer. Estamos pensando no assunto", adiantou.


Roberto Carlos: "Esse show eu ofereço com todo o meu amor a minha filha Ana Paula

Cantor se apresentou na noite de sábado (4), no Ginásio Álvares Cabral, em Vitória




Emocionado, Roberto se apresentou em Vitória: "Não estou como gostaria de estar, mas estou bem"



Roberto Carlos se apresentou na noite de sábado (4) para cerca de oito mil pessoas no Ginásio Álvares Cabral, em Vitória, no Espírito Santo. A apresentação havia sido marcada para 19 de abril, quando o Rei comemorou 70 anos, mas acabou adiada por causa da morte de sua filha mais velha, Ana Paula, três dias antes.
Roberto começou o show às 22h10, com o clássico "Emoções". "Esse foi o show que mais me atrasei em toda minha vida. Foram 47 dias e 40 minutos (a apresentação estava marcada para 21h30). Tivemos algumas coisas para acertar no palco. Não estou como gostaria de estar, mas estou bem", disse, emocionado, assim que acabou a primeira música.
Os fãs ainda cantaram o "Parabéns" a Roberto, que agradeceu. "Obrigado pela lembrança. Eu já tinha até me esquecido". Antes de cantar "Eu te proponho", o cantor falou de amor. "Sempre pensei sobre o que mais faltava falar nas minhas canções de amor. E vi que era sobre sexo. Em primeiro lugar, sexo com amor é a coisa mais maravilhosa que existe. Em segundo lugar, sexo, mesmo sem amor. Em terceiro lugar, sorvete, de coco de preferência", brincou.

Roberto Carlos
05/06/2011 10:26
Atualizado em: 05/06/2011 19:06

Roberto Carlos: "Esse show eu ofereço com todo o meu amor a minha filha Ana Paula"

O show, que teve quase duas horas de duração, terminou com a tradicional distribuição de rosas para a plateia. "Esse show eu ofereço com todo o meu amor a minha filha Ana Paula", disse, antes de deixar o palco. Em seguida, voltou para o hotel Radisson, onde estava hospedado junto com seus familiares.


FILHOS NA PLATEIA

Na plateia do show, os dois filhos de Roberto, Dudu Braga e Luciana Braga, prestigiaram o pai. Luciana levou a filha, Ava, de 1 ano e três meses. "Esse é o primeiro show do vovô que a Ava assiste. Quero mantê-la sempre em contato com ele. Hoje é um dia muito difícil, porque minha irmã sempre ia aos shows. Mas ele está calmo e tranquilo. Nem acredito que ela morreu, parece um pesadelo", disse Luciana a QUEM.
                         
Luciana Braga com a filha, Ava, e o marido, Piero Francesco Isaja, assistiram ao show de Roberto


Dudu falou da força do pai: "Graças a Deus ele está tranquilo. Hoje será um show de superação para o papai. Ele está compenetrado, se concentrando, mas vai ter que segurar a barra no palco. A família está reunida, fizemos uma bagunça por causa da pequena (Ava)."

Dudu Braga e a mulher, Valeska Silva

MOMENTOS DO REI