quinta-feira, 3 de março de 2011

filmes da Jovem Guarda

REI  É O MONARCA DA NOSSA MPB , O CANTOR FOI O MAIOR  EXPOENTE DA JOVEM GUARDA E SOBREVIVEU  A MORTE DO ESTILO EVOLUINDO E ENVELHECENDO JUNTO COM SEUD FÁS, NÃO FOI O REI  QUE FICOU CARETA FOI O MUNDO QUE ENCARETOU.

Mostra em SP percorre meio século de carreira de Roberto Carlos

Os 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos estão reunidos em uma exposição em São Paulo.

O meio século de vida musical do Rei ocupa desde sexta-feira a Oca do Parque Ibirapuera, uma sala para exposições projetada por Oscar Niemeyer.
Idealizada pelo próprio artista há oito anos, Roberto Carlos, 50 anos de música faz parte da programação especial de comemoração das cinco décadas de carreira do cantor.

A programação inclui ainda uma turnê pelo Brasil e o exterior, um cruzeiro pelo Atlântico e a gravação de um especial de televisão, no qual o cantor se apresentou apenas com mulheres e que deu origem ao disco Elas cantam Roberto.

A Oca reúne os automóveis clássicos utilizados por Roberto em filmes e vídeos, incluído o calhambeque da canção de mesmo, um de seus grandes sucessos nos anos 60.
Estão lá também as motos, os pianos, seu primeiro violão, guitarra e os troféus. Além disso, há os apetrechos usados pelo artista durante os shows, dispostos em vitrines e corredores ao longo da mostra.
Não são apenas os saudosistas da Jovem Guarda que foram ao Ibirapuera neste primeiro final de semana. As novas gerações de fãs do artista compareceram em peso.

"Cresci escutando as canções do Roberto Carlos sintonizadas no rádio pela minha mãe e avó. Não é uma questão de herança, é de gosto. Esta mostra traz coisas que não sabíamos dele ou que sabíamos, mas não conhecíamos", comentou a jovem Luzia Nonato, integrante de um dos fã-clubes do cantor.
Sempre reservado com relação a sua vida pessoal, dessa vez Roberto abriu parte disso ao público com a exibição de algumas lembranças familiares, como fotos e diplomas.
Roberto Carlos nasceu em 1941 em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Sua vida pessoal esteve marcada por um acidente ferroviário na infância, no qual perdeu a perna direita, e depois pela morte da terceira esposa, Maria Rita, em 1999.
Sua voz foi além das fronteiras nacionais tornando-o o artista brasileiro que mais vendeu discos no mundo - no total foram 120 milhões de cópias.

Na exposição também há uma seção dedicada aos presentes recebidos pelo público. Além disso, há uma pequena sala de cinema que projeta filmes e documentários de que o artista participou.
Declarações e mensagens de amigos como Erasmo Carlos e de outros ícones da música brasileira como Tom Jobim, Caetano Veloso e Maria Bethânia, assim como de numerosas figuras do mundo do espetáculo são outro atrativo para os visitantes.
A discografia completa, tanto em português como em espanhol, italiano, francês e inglês, se encontra digitalizada e à disposição dos visitantes em cabines onde eles também podem deixar mensagens para o cantor.
 mostra recebeu cerca de sete mil visitantes em seu primeiro fim de semana e vai até 9 de maio, Dia das Mães. A Oca funciona de terça a domingo.

Beija-Flor une romantismo de Roberto Carlos ao samba para homenagear o "Rei"

Fantasias com homenagens a Roberto Carlos sendo preparadas


O romantismo das canções de Roberto Carlos e o samba se unirão neste ano no Carnaval do Rio de Janeiro no desfile da Beija-Flor, cujo enredo homenageará o "Rei", que em abril completará 70 anos. Roberto Carlos: A Simplicidade de um Rei, é a aposta da escola para conquistar o título de campeã do carnaval carioca.
A Beija-Flor desfilará no sambódromo da avenida Marquês de Sapucaí na madrugada do dia 8 de março com oito carros alegóricos e 4 mil componentes divididos em 47 alas. O desenhista Victor Santos, um dos cinco integrantes da comissão de carnaval responsável pelo desfile da escola, disse à Agência Efe que o enredo sobre Roberto Carlos superou suas expectativas.

Depois do primeiro encontro com o cantor a comissão teve certeza de que haveria um casamento perfeito entre Roberto Carlos e a Beija-Flor", afirmou. "A simplicidade do rei emocionou a todos nós", acrescentou o desenhista durante uma pausa nos frenéticos trabalhos realizados na Cidade do Samba, onde as 12 escolas do Grupo Especial (divisão principal do carnaval do Rio) preparam o que será apresentado na avenida.

Dessa primeira reunião saiu o título do desfile, que levará ao sambódromo momentos da vida de Roberto Carlos, como sua infância em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, o início de sua carreira, suas crenças religiosas e o romantismo presente em suas canções
A menos de duas semanas do início do carnaval, a Beija-Flor acelera o ritmo dos trabalhos no barracão para deixar prontas as fantasias e as decorações dos carros alegóricos que levará à Sapucaí. O carro abre-alas representa o sonho do menino Roberto Carlos e simboliza sua cidade natal.

Em seguida, a escola contará a relação do cantor com seus pais, com um carro ornamentado como a fachada da primeira casa na qual viveu o cantor, hoje transformada em museu. Além disso, a Beija-Flor mostrará o nascimento do mito e a formação da "Jovem Guarda", movimento pelo qual ele chegou ao estrelato. Quem assistir ao desfile poderá ver também o amor do "Rei" pelos automóveis e pela velocidade e sua preocupação com a natureza.

Para encerrar o desfile, a escola fará uma referência aos cruzeiros marítimos nos quais o cantor costuma se apresentar, assim como sua fervorosa fé. O próprio artista encerrará o desfile no alto do último carro. Segundo Santos, as canções de Roberto Carlos estão no inconsciente coletivo dos brasileiros como o "cheiro dos perfumes".

"O que queremos é emocionar o sambódromo apresentando a trajetória do cantor. Faremos um desfile luxuoso, no estilo que a Beija-Flor está acostumada a fazer, mas não entraremos em questões da vida pessoal de Roberto Carlos", finalizou.

Comissão de frente da Beija-Flor mostrará infância do Rei Roberto Carlos

Notas musicais vão ecoar as canções de Roberto Carlos durante a apresentação da comissão de frente da Beija-Flor. Com muita dança e mágicas, a infância do cantor é o tema do quesito, que tem Carlinhos de Jesus como coreógrafo e a ajuda do ilusionista Issao Kamamura.

Durante 45 dias, onze bailarinos fizeram um treinamento intensivo para aprender as técnicas do ilusionismo.
— Vamos fazer algo inédito na história do carnaval. Não foi fácil combinar a dança com a mágica. O que faríamos em quatro meses tivemos que ensaiar em tempo recorde. Mas o resultado será um espetáculo — afirmou o entusiasmado Issao.

Para o ilusionista, retratar uma parte importante da vida do Rei foi um grande desafio.
 — Vamos mostrar de onde surgiu as inspirações para as do Roberto Carlos. Todos irão se encantar com a surpresa que reservamos — garantiu.

 Dupla entrosada
Esta não é a primeira vez que o mágico e Carlinhos de Jesus trabalham juntos na Avenida. Em 2007, ele fez Carlinhos de Jesus "levitar" vestido de Moisés, na comissão de frente da Mangueira.
— Carlinhos é um dos poucos profissionais capaz de fundir a dança e o ilusionismo. É uma honra estarmos juntos novamente — falou o mágico.

MOMENTOS DO REI